segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Normalização

1. Quais são as diretrizes informais para o projeto de esquema de relações? Explique resumidamente cada uma.
R: A primeira diretriz da semântica tem como objetivo projetar um esquema de relação de maneira que seja simples descrever seu significado, a segunda projetar esquemas de relações de maneira que nenhuma anomalia de alteração ocorra em relações, a terceira diretriz diz esta ligada a valores nulos, ela evita colocar atributos em um esquema de relação base cujo valor possa ser null, a quarta diretriz corresponde a tuplas espúrias o objetivo principal é projetar esquemas de relação tal que, quando aplicadas operações JOIN-NATURAIS, os atributos nas condições-joins envolvam atributos que sejam ou chaves primarias ou chaves estrangeiras de maneira a garantir que nenhuma tupla espúria seja gerada.

2. Quais são as métricas de qualidade informal para projeto de esquemas de relações? Explique resumidamente cada uma delas.
R: As métricas de qualidade informal são conhecidas como semânticas de atributos, redução de valores redundantes em tuplas, redução de valores nulos em tuplas e não permissão de tuplas espúrias.
Semântica de atributos: Mostra de forma detalhada como interpretar os valores de atributos que estão guardados em uma determinada tuplas.
Redução de valores redundantes em tuplas: Tem como objetivo reduzir valores desnecessários que possam ter nas tuplas.
Redução de valores nulos em tupãs: Se os atributos não forem aplicados as tuplas de relação podem-se ter vários valores nulos isso pode despender o espaço de armazenamento e dificultar o entendimento da operação.
Tuplas espúrias: Nesse tipo de tuplas pode ocorrer falta de informação correta e o projeto sair ruim, por esse motivo passa a ser invalida.

3. O que é e para que serve o conceito de dependência funcional? Quais são os tipos de dependência? Explique-os
R: Dependências funcionais são restrições que existem nas relações ela da oportunidade de modificar algo necessário para que o banco de dados seja modelado de forma correta, essa dependência é uma propriedade do significado semântica dos tributos em um esquema de relação R, essa semântica é o modo como os tributos se relacionam para especificar as dependências funcionais envolvidas na relação.


4. O que é e para que serve normalização de dados relacionais? Quando será utilizada a normalização na maioria das vezes?
R: Na normalização de base é com se fosse uma prevenção para que não haja redundância de informações com objetivo de reorganização de dados, será muito utilizado quando a tabela precisar de chaves estrangeiras para diferenciar dados.

5. O que são e quantas são as formas formais de relação? Explique-as resumidamente. Para manter eficiência e a simplicidade de processamento em certos casos podemos normalizar as relações até a 3ºFN por que?
R: É uma ligação com a dependência funcional para garantir os dados das diretrizes. São três tipos de forma normal cada uma com sua diferença, a primeira é a (1FN) visa eliminar atributos multivalorados, a segunda (2FN) é quando ela pertence a (1FN) e suas colunas que não são chave primaria dependerem da chave primaria, a (3FN) se já estiver na (2FN) e nenhum dos seus atributos dependerem funcionalmente de atributos não chave.

6. Dê exemplos de normalizações de uma relação.

Um exemplo é normalizar um banco de dados existente

Cliente Codigo Telefone 1 Endereço
Telefone n Rua Nº Cidade

Ciente Codigo Rua Numero Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário