segunda-feira, 30 de novembro de 2009

COMANDOS E CONCEITOS DE SQL

1- O que significa a sigla SQL? Qual a finalidade dessa linguagem? Como ela se divide? Quais são os comandos principais de cada divisão? Explique-os resumidamente.
R: SQL significa Structured Query Langage, ou Linguagem Estruturada de Consulta, o objetivo dessa linguagem é facilitar a comunicação e permitir que qualquer pessoa possa realizar consulta a um banco de dados mesmo não sendo um programador, ou seja, o foco é padronizar os meios de manipular o banco, ela é dividida em várias linguagens como DDL- usa instruções para descrever o esquema das tabelas do banco de dados, DML- usa instruções para manipular os dados, DCL- utilizada para controlar dados, DTL – essa linguagem é muito usada para transação de dados, e DQL-linguagem de consulta de dados, porém as principais são DML e a DDL

2- Quais são os tipos de dados que a linguagem SQL padrão (ANSI) suporta? Explique cada um resumidamente.
R: Os tipos de dados que a linguagem SQL suporta são Char , Varchar , Longvarchar, Numeric, Decimal, Bit, Tinyint, Smallint, Interger, Bigint, Real, Float,
Double, Binary, Varbinary, longvarbinary, Date, Time, Timestamp, Blob, a linguagem SQL tem muitas variações ela pode ter varios tipos de dados como na utilização de caracteres(char), valores com ponto flutuante(float), valores entre 0 e1(bit), valores com casas decimais(decimal), valores variados(tinyint), essa linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanças estruturais.

3- Explique o comando SELECT. Sua sintaxe, características básicas, Cláusula Where, operadores, conectores, subconsultas, funções de agregação, cláusula order by, group by, having e compute by.
R: O SELECT é utilizado para recuperar informações de um banco de dados,
Sintaxe: Select * from tabela where condição, as caracteristicas básicas do select é que o usuário tem a capacidade de especificar uma consulta query como uma descrição do resultado desejado, a clásula Where (elimina linhas antes de fazer agrupamentos), operadores relacionais (permite fazer comparações lógicas de ordenação de números, e ainda de letras mas não strings), operadores lógicos (Estes operadores comparam condições de precedência), funções de agregação ( a função de agregação utiliza a função soma dentro do SELECT atraves grupos de registros para que assim obtenha um valor unico para ser aplicado a um grupo de registros),order by(ela sorteia os resultados das perguntas em ordem ascendente por default), group by(divide dados em grupos), having (ela determina as condições para a clausula group by, ou seja filtra os dados agrupados), compute by (essa clausula sumariza a pesquisa).

4- O que é uma visão (view) em SQL? Explique suas propriedades, utilidades e os comandos para a sua manipulação.
R: É qualquer relação que não faz parte do modelo lógico do banco de dados, mas é visível ao usuário, a propriedade da visão é composta com linhas e colunas como se fosse uma tabela real, a utilidade esta ligada ao aumento de segurança obtendo assim uma visão limitada e controlada dos dados que podem ser obtidos e a performance que utilizada consulta otimizada, os comandos utilizados para sua manipulação são as funções e clausulas SQL, Where e Join.

5- Os que são procedimentos armazenados (stored procedure)? Para que servem, o que eles permite fazer e quais comandos podemos utilizar no seu corpo e para criá-los?
R: Store procedure são procedimentos executados no servidor, ela serve como dispensamento de banco de dados eles permitem encapsular tarefas repetitivas aceita parâmetros de entrada e retorno um valor de status o que acaba reduzindo o trafego na rede e melhorando a performance os comandos utilizados.
São: Create procedure busca
@nomedebusca varchar(50)
as
select nome1,nome2
from nome_da tabela
where nome = @nomebusca

6- Os que são gatilhos (TRIGGERS)? Para que servem, quais as vantagens na sua utilização, como funcionam e como criá-los?
R: Gatilhos ou TRIGGERS é uma das formas que a programação encontrou para executar um programa quando o evento associado ocorrer, ela mantem a consistência dos dados ou então propaga as alterações de dados de uma tabela para outras, sua vantagem é que quando ocorrer alguma alteração na tabela ele é disparado e deixa gravadas todas as informações do usuário que fez a alteração, eles são criados e funcionam da seguinte forma:
CREATE TRIGGER nome_do_gatilho ON dono.nome_da_tabela
FOR INSERT (ou UPDATE OU DELETE)
As
Código da execução

Nenhum comentário:

Postar um comentário