quarta-feira, 26 de agosto de 2009

MER Modelo de Entidade Relacionamento

1) Explique o conceito do MER e a sua importância no relacionamento entre os profissionais da informática e os demais profissionais.
R- É o modelo de dados conceitual de alto nível, é baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados de entidades, e nos relacionamento entre esses objetos, ele esta relacionada entre os profissionais de informática e outros profissionais devido à facilidade do entendimento, visto que o conceito é o mesmo.

2) Explique e comente o conceito de entidades e atributos.
R - Entidade é o objeto de identificação distinguível de cada pessoa, existe a entidade concreta exemplo uma pessoa e a entidade abstrata exemplo: um livro.
Atributo é a propriedade ou função que mapeia um conjunto de entidades em um domínio. Tipos de atributos: chave, composto, simples, multivalorado, derivados.

3) Explique e comente o conceito de relacionamento.
R - É uma ligação entre diversas entidades, por exemplo: podemos definir um relacionamento que associe um cliente (Paulo), a conta 502, isto especifica que Paulo é um cliente com conta bancaria de numero 502.

4) Explique e comente o conceito de atributo-chave.
R- São atributos usados para identificar unicamente cada entidade, isto são atributos cujos valores são distintos garantindo e restringindo a unicidade de cada entidade

5) Explique o conceito do DER e a sua importância no relacionamento entre os profissionais da informática e os demais profissionais.
R - Diagrama de entidade relacionamento é usado para representar um projeto de banco de dados no nível lógico conceitual de abstração,

6) Dê ou faça um exemplo de um DER e explique o mesmo.
R - Um sistema comercial, com cliente, produto, venda, item de venda, imposto e imposto por item de venda, todas as entidades se relacionando, cada um com seus atributos chave.segue o link abaixo da imagem do DER
http://189.10.40.20/TJDN/blogs/dev/William/FKSQLServer/DER.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário